Holantec :: Consultoria em Fruticultura
         
Acerola        
         
Características
A acerola (Malpighia glabra L.) ou cereja-das-antilhas pertence à família Malpighiaceae. Originária das Antilhas, América Central e América do Sul é uma planta rústica, desenvolvendo-se bem em clima tropical e subtropical.

A altura da planta varia de 2 a 3m (com ramos densos, espalhados). A acerola é muito rica em vitamina C, chegando a ter de 1 a 2g de ácido ascórbico por 100g de suco. Os frutos conservam-se por apenas 3 dias após a colheita, daí a dificuldade na sua comercialização ao natural. A acerola pode ser utilizada na forma de refresco, sorvete, balas, cápsulas de vitamina C pura, creme gelado, compota, néctar e conserva.

Cultivares
Olivier, Manolo e outras.

Clima e solo
A temperatura ideal está entre 25 e 27ºC, a planta resiste a geadas leves. Necessita precipitação entre 1.200 e 1.800mm bem distribuídos. É pouco exigente quanto ao tipo de solo, mas prefere os bem drenados e não infestados por nematóides.

Propagação
A estaquia é a multiplicação recomendada. Utilizar estacas semilenhosas com 2 pares de folhas, 15 a 20cm de comprimento, enterrando 1/3 em terra misturada com areia. Após 60 dias, transplantar para sacos plásticos. Levar ao campo com 8 meses. Não se recomenda a multiplicação por sementes pela desuniformidade nas plantas descendentes.

Plantio
Pode ser realizado durante o ano todo, mas deve-se dar preferência ao início da estação chuvosa. As mudas devem ter 30cm de altura.
Espaçamento: 4 x 4m ou 4 x 5m.
Mudas necessárias: 500 a 600/ha.
Covas: 40 x 40 x 40cm preparadas no mínimo um mês antes do plantio.

Calagem e adubação
Durante o preparo do solo deverá ser feita uma calagem em toda a área para elevar a saturação por base a 70%, usando calcário dolomítico. Para a cultura já formada proceder do mesmo modo, com a aplicação do calcário sob a projeção da copa da planta.

Adubação de plantio: no preparo das covas colocar 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha, mais 200g de P2O5 e 3g de Zn, misturados com a terra da superfície, 20 dias antes do plantio.

Adubação de formação: no primeiro e segundo anos, adubação nitrogenada em cobertura na dose de 60 e 120g de N por planta, e de acordo com a análise de solo, 0 a 120 g/cova de P2O5 e 40 a 160 g/cova de K2O, em três aplicações anuais (no início, meado e fim da época das chuvas). No terceiro ano, aplicar 180 g/cova de N, e de acordo com a análise de solo, 90 a 180 g/cova de P2O5 e 120 a 240 g/cova de K2O.

Adubação de produção: no período de frutificação (setembro a março) 40 a 140 kg/ha de N, de acordo com a meta de produtividade (de 15 a 40 t/ha), e com base nos teores de P e K, 20 a 140 kg/ha de P2O5 e 40 a 260 kg/ha de K2O por ano, em três aplicações: Pulverizar anualmente na primavera e no verão, com solução contendo por litro: 5g de uréia, 3g de sulfato de zinco e 1g de ácido bórico.

Controle de pragas e doenças
Pouco afetada por doenças e algumas pragas como cochonilhas e pulgões, mas muito sensível a nematóides, que se desenvolvem devido ao manejo incorreto de controle de ervas e uso indiscriminado de herbicidas sistemicos. Controle cultural: evitar solos infestados e, principalmente, adquirir mudas sadias.

Outros tratos culturais
Com a poda retirar ramos em excesso para arejar a parte interna da copa e os ramos muito baixos. A planta é sensível a ventos quando nova e por isso deve ser tutorada como planta nova.

Colheita
Setembro a março; colheita manual diária ou em dias alternados.

Produtividade
Planta adulta: 10 a 20t/hectare/ano.

Culturas intercalares
Culturas anuais de porte baixo, dando-se preferência às leguminosas (feijão e soja), durante o primeiro e segundo ano.

Comercialização:
Principalmente na forma de frutos inteiros congelados ou polpa. É consumido na forma de sucos, sorvetes, etc. Se comercializa uma pequena quantidade na forma de frutos em natura comercializado nos CEAGESPS.

         
       
         
 
Holantec Consultoria em Fruticultura

Rodovia Raposo Tavares, km 256
C.P.: 506 | CEP: 18725-000
Distrito Campos de Holambra
Holambra | SP

Fone: (14) 99687-0080 Elcia
(14) 99866-3436 Cris

holantex@uol.com.br
www.holantec.com.br

DEVELOPED BY JT COMUNICATION FROM BRAZIL 2013 | ALL RIGHTS RESERVED | www.jtcomunicacao.com.br