Holantec :: Consultoria em Fruticultura
         
MIRTILLO        
         

Características
O mirtilo (Vaccinium asbey read) pertence à família das Ericaceae, é nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá. Caracteriza-se por ser uma planta arbustiva, sendo seu fruto uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido.



Clima e solo:
Adapta-se bem ao clima temperado, sendo muito exigente em solos com pH ácido.

Propagação:
A principal forma de propagação do mirtilo é por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.

Principais variedades:
Emerald;
Jewel;
Snowchaser;
Primadonna;
Star;

Utilização:
Os frutos podem ser utilizados para consumo "in natura", sucos, geléias, iogurtes.

Dicas:
Com um delicioso sabor semi-doce e uma atrativa cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. É uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doçarias. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar. Atrativos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.

Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.

Elevado poder antioxidante, os quais combatem os radicais livres destrutivos, dentre outras vantagens, tais como:

* Proteção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.

* Fruta visionária - Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

* Promovem a saúde do trato urinário - Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

* Um cérebro mais funcional - Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afetada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

* Uma eliminação mais saudável - Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.

         
       
         
 
Holantec Consultoria em Fruticultura

Rodovia Raposo Tavares, km 256
C.P.: 506 | CEP: 18725-000
Distrito Campos de Holambra
Holambra | SP

Fone: (14) 99687-0080 Elcia
(14) 99866-3436 Cris

holantex@uol.com.br
www.holantec.com.br

DEVELOPED BY JT COMUNICATION FROM BRAZIL 2013 | ALL RIGHTS RESERVED | www.jtcomunicacao.com.br