Holantec :: Consultoria em Fruticultura
       
Produtores de pêssego recebem alerta sobre fitossanidade dos pomares
 
         
fotos/noticias/produtores_pessego.jpg Os produtores de pêssego da região de Pelotas, durante dois dias desta semana, 8 e 9 de outubro, puderam esclarecer dúvidas sobre a infestação de doenças e pragas nos pomares. A iniciativa partiu das atividades programadas pelo Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas, um programa de monitoramento e controle da infestação da mosca-das-frutas, através da indicação de práticas de manejo mais adequadas aos pomares do sul do país. As comunidades São Pedro, da Vila Nova, 7º distrito, e São Mateus, da localidade de São Manoel, 8º distrito, mobilizaram cerca de 150 persicultores que atualizaram seus dados sobre a população do inseto, a adoção de manejo à cultura, formas de aquisição de implementos agrícolas e uso adequado de produtos para controle das pragas. O evento foi uma promoção conjunta entre a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, Emater/RS-Ascar, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação dos Produtores de Pêssegos da Região de Pelotas e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo o pesquisador Dori Edson Nava os dias de campo ofereceram aos persicultores o atual manejo recomendado pela pesquisa agropecuária para controle das ocorrências de pragas e doenças nos pessegueiros. "A população da mosca-das-frutas continua alta, é a maior dos últimos quatro anos", confirmou.

Outro ponto apresentado aos persicultores foram a possibilidade simplificada de adequação à legislação ambiental e o financiamento à aquisição de equipamentos para irrigação. "Estas possibilidades são para a Agricultura, mas como os persicultores, dedicam-se também a outras culturas na propriedade, tudo isso, virá a beneficiá-los nos resultados da sua safra", defendeu o extensionista da Emater municipal, Luiz Carlos Migliorini.

Os questionamentos pelos persicultores se detiveram em questões como a extensão do uso de produtos fitossanitários para o controle da mosca-das-frutas. O representante do Sindocopel, Luiz Ariosto Erhart, fez um relato de uma viagem a Brasília/DF, na qual foi apresentada uma listagem de produtos demandados pelos persicultores ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para controle de pragas no pessegueiro. "Foram apresentados durante os dias de campo a extensão de uso de produtos que tem potencial para controle das doenças na cultura do pêssego, a extensão de uso para controle das doenças na cultura da maçã e produtos que já tem registro para cultura do pêssego", informou Dori Edson.

O Presidente da Associação dos Produtores de Pêssego de Pelotas, Marcos Schiller, falou sobre as expectativas da atual safra. "As perspectivas são que esta safra alcance um volume entre 20% a 30% menor do que o ano passado", pontuou.

Data da publicação: 13/10/2014
Fonte: Grupo Cultivar

SITE: TODA FRUTA

         
       
         
 
Holantec Consultoria em Fruticultura

Rodovia Raposo Tavares, km 256
C.P.: 506 | CEP: 18725-000
Distrito Campos de Holambra
Holambra | SP

Fone: (14) 99687-0080 Elcia
(14) 99866-3436 Cris

holantex@uol.com.br
www.holantec.com.br

DEVELOPED BY JT COMUNICATION FROM BRAZIL 2013 | ALL RIGHTS RESERVED | www.jtcomunicacao.com.br