Holantec :: Consultoria em Fruticultura
       
Embrapa alerta para risco de entrada de fungo dos bananais no País
 
Caso o TR4 chegue aos bananais do continente americano, variedades cavendish, que inclui a banana nanica, poderão ser dizimadas.
         
fotos/noticias/embrapa-alerta-para-risco-de-entrada-de fungo-dos-bananais-no-pais.jpg O TR4 foi detectado recentemente em plantações da África (Moçambique)

Existe grande risco de entrada no Brasil da raça 4 tropical de Fusarium, fungo causador do mal-do-panamá em bananais, também chamado de TR4 (da sigla em inglês "Tropical Race 4"). O alerta é de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mandioca e Fruticultura), de Cruz das Almas (BA).
Antes restrito ao sul da Ásia, onde sua rápida e agressiva disseminação tem provocado severas perdas em países como Filipinas, Taiwan, Indonésia e China, o TR4 foi detectado recentemente em plantações da África (Moçambique). Caso essa raça chegue aos bananais do continente americano, especialistas afirmam que variedades cavendish, que inclui a banana nanica, poderão ser dizimadas.
O fungo pode entrar no Brasil por diferentes vias: solo contaminado carregado em sapatos, ferramentas, mudas de bananeira (visivelmente sadias, mas infectadas) e plantas ornamentais, que podem também ser hospedeiras. "É muito importante que as medidas de quarentena em portos e aeroportos e pontos fronteiriços sejam restritas nesse sentido", informa o fitopatologista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Fernando Haddad.
Ele ressalta que as pesquisas já desenvolvidas pela Embrapa em relação às raças existentes no Brasil, sejam na área de melhoramento genético quanto na de manejo da doença, são um marco referencial para o combate de um eventual surto de TR4 no País. Hoje, a Embrapa já faz monitoramento das populações do patógeno existentes no território brasileiro, o que auxiliará na seleção e na recomendação de variedades e até numa detecção oportuna de um foco de TR4
O pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Miguel Dita, diz que não existem dados exatos sobre a área afetada pela doença no mundo, mas na Indonésia, em apenas três anos (2000-2003), a área plantada na Sumatra Ocidental caiu de 1.400 hectares para 715 hectares. No caso de Taiwan, a exportação para o mercado japonês caiu exponencialmente de 2000 a 2008, passando de 350 milhões para 50 milhões de caixas, por causa da doença, informa Dita. Essas áreas estão condenadas para o cultivo de banana, uma vez que o fungo é um habitante do solo e consegue sobreviver, mesmo na ausência da bananeira, por mais de 30 anos.

Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Hortifruti/noticia/2014/04/embrapa-alerta-para-risco-de-entrada-de-fungo-dos-bananais-no-pais.html

         
       
         
 
Holantec Consultoria em Fruticultura

Rodovia Raposo Tavares, km 256
C.P.: 506 | CEP: 18725-000
Distrito Campos de Holambra
Holambra | SP

Fone: (14) 99687-0080 Elcia
(14) 99866-3436 Cris

holantex@uol.com.br
www.holantec.com.br

DEVELOPED BY JT COMUNICATION FROM BRAZIL 2013 | ALL RIGHTS RESERVED | www.jtcomunicacao.com.br